Yoga infantil melhora o comportamento das crianças

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Ramiro Calle , um dos pioneiros indiscutíveis do  yoga  no nosso país, explica na sua obra  “Yoga para crianças” (Kairós ) que a sua prática “estende todo o corpo e, atuando tanto no corpo como na mente,  aumenta a performance psicossomática, harmoniza corpo e mente, disciplina e fortalece o caráter ”. No que diz respeito às crianças, está comprovado, continua, “que o yoga melhora o comportamento da criança, estabiliza o seu caráter (…), equilibra a sua afetividade, intensifica a sua capacidade de concentração e permite-lhe sentir-se melhor consigo mesmo”.

Calle detalha em seu livro que, a longo prazo, essa técnica pode desempenhar um papel muito importante na  prevenção e no combate a distúrbios comuns em crianças e adolescentes . Este profissional refere-se nas suas páginas às relacionadas com a alimentação (incontáveis ​​perturbações do apetite, sem esquecer a bulimia e a anorexia), as perturbações do crescimento, a hiperactividade relacionada com a idade, as perturbações psíquicas, as perturbações do relacionamento com os pais ou com outros filhos, os problemas decorrentes da escolaridade e uma longa etc.

E, quando é o melhor momento para começar com os asanas ou posturas? A idade ideal parece ser em torno de 7 ou 8 anos,  aproximadamente, quando a criança já tem um mínimo de força. “Considera-se que nesta fase o objetivo do yoga é ajudá-lo no seu desenvolvimento físico, ensinar-lhe as posições corretas de um corpo saudável, ajudá-lo a fortalecer e torná-lo mais flexível. Nesta fase, as práticas de controle da respiração e meditação não devem ser introduzidas”, alerta Jiménez Suárez.

Por outro lado, trabalhar com crianças deve ser sempre “variado e atraente” para elas, continua. “Sua natureza os leva ao movimento e à mudança. Essa qualidade é positiva e gera uma atitude dinâmica e alegre diante da vida”, completa. Isso também torna aconselhável que as posturas de yoga, confirma Ramiro Calle, “façam-nas um número maior de vezes, mas por menos tempo, para agilizar a prática e evitar o tédio”.

limitações físicas

Mas nem tudo vai. Nessas idades, as crianças também apresentam limitações físicas que devem ser consideradas, alerta Jiménez Suárez. “Seus corpos ainda não estão formados e seus ossos e articulações são mais fracos do que em adultos. Posturas com peso no pescoço devem ser evitadas até os 18 anos  e, dependendo do preparo prévio, até mais tarde. Equilíbrios prolongados em seus pulsos também são desencorajados.”

No caso das crianças, como é extraído do livro “Yoga para crianças”, seria melhor optar pelo yoga físico. Jiménez, após oito anos de experiência no ensino de crianças, conseguiu verificar que a flexibilidade pode ser bastante reduzida desde muito cedo, especialmente em crianças atletas. “Os músculos ficam mais fortes e mais curtos, começam a ter lesões e dores lombares… As posturas de flexibilidade direccionadas de forma correta permitem-lhes recuperar em muito pouco tempo, muito menos do que nos adultos, as posições saudáveis ​​do seu corpo” .

Em suma, conclui este professor de Iyengar, “nesta fase o yoga pode ser considerado como uma  ferramenta para ajudar no  seu desenvolvimento físico e mental. Se no futuro a criança mostrar interesse pelo assunto e desejar continuar, ela terá a oportunidade de descobrir o funcionamento correto das diferentes técnicas de respiração e conseguir uma coluna perfeitamente trabalhada pelas posturas de yoga”.

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