9 dicas de Yoga para superar a ansiedade

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Livrar-se da ansiedade e do estresse é apenas uma  técnica de ioga de distância.

Estresse, medo, ansiedade – se começarmos a contar todos os momentos da vida em que experimentamos essas emoções, podemos perder a conta! Ansiedade sobre o resultado de um Teste Público ou a reação de nossos pais ao boletim; nervosismo sobre um primeiro encontro ou uma entrevista de emprego – todos nós já passamos por momentos assim. Um pouco de medo é normal; na verdade, assim como o sal na comida, também é necessário manter-se disciplinado, focado e dinâmico.

O problema começa quando esse medo se torna persistente e tão intimidador que começa a interferir em nossa vida diária. Então se torna um transtorno de ansiedade, um estado excessivo de desconforto, preocupação ou medo do desconhecido, que precisa ser tratado, e é aí que o yoga pode ajudar.

Também é bom saber que a ioga por si só não deve ser considerada a única opção de tratamento. Deve ser complementar à medicação após consultar um especialista. O médico irá orientá-lo para melhorar esta situação e ajudá-lo a entender o tipo de transtorno de ansiedade que você pode ter – Transtorno do Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtorno de Ansiedade Social ou Transtorno de Ansiedade Generalizada, para citar alguns. .

Nota: A medicina alopática pode ter efeitos colaterais, você pode considerar linhas alternativas de tratamento, como Homeopatia e Ayurveda.

Sintomas para saber se você tem transtorno de ansiedade

  • Você sente pânico, medo ou desconforto incomum.
  • Você tende a perder o controle, tem pensamentos obsessivos sobre experiências traumáticas passadas.
  • Você acorda frequentemente de pesadelos.
  • Você continuamente quer lavar as mãos.
  • Você tem dificuldade em adormecer.
  • Suas mãos e pés suam constantemente.
  • Você sente palpitações com frequência.

Como os exercícios de ioga podem ajudar a superar a ansiedade?

A prática constante de yoga ajuda você a ficar calmo e relaxado na vida cotidiana e também pode lhe dar força para enfrentar os eventos quando eles vierem sem se sentir inquieto. A prática de yoga idealmente inclui uma série de asanas (posições do corpo), pranayamas (técnicas de respiração),  meditação  e a antiga filosofia do yoga, que ajudaram muitos pacientes com problemas de ansiedade a se recuperar e lidar com a ansiedade. vida com nova positividade e força .

Sushma Goyal, dona de casa, comenta “Sempre fui tensa e preocupada com as pequenas coisas da vida. Cada pequeno ou grande evento me abalou. Meu marido decidiu consultar um médico que nos disse que ele tinha um transtorno geral de ansiedade. Fiz o tratamento da ansiedade, juntamente com a prática de ioga e meditação por cerca de seis meses. E hoje sinto que renasci. A minha forma de pensar mudou, sinto-me muito mais estável por dentro e tenho fé que o que acontecer será o melhor. Não tenho mais medo do futuro! A ioga me deu essa força.”

Assim como Sushama, você também pode acolher uma vida otimista e  entender o medo  com a ioga. As seguintes técnicas de ioga podem ajudar a acalmar uma mente instável.

 

As seguintes técnicas de yoga podem ajudar a acalmar uma mente inquieta e ajudar como um tratamento natural.

1: Mova seu corpo e liberte sua mente do estresse com  Yoga Asanas  (posições do corpo).

Essas  posições de ioga  ajudam a sentir um corpo e uma mente felizes e saudáveis.

Asanas que ajudam a liberar a tensão  e a negatividade do nosso corpo.

  • Dhanurasana  (postura do arco)
  • Matsyasana (postura do peixe)
  • Janu Shirsasana (corpo dobrado para frente em uma perna)
  • Setubandhasana (postura da ponte)
  • Marjariasana (Cat Stretch)
  • Paschimottanasana (corpo dobrado para a frente em duas pernas)
  • Hastapadasana (em pé curvado para a frente)
  • Adhomukha Shwanasana  (Postura do Triângulo)
  • Shirshasana (de pé sobre a cabeça)
  • Shavasana  (postura do cadáver)

Nota: No final da sessão de posição de yoga, deite-se na posição de Yoga Nidra  para  dar à sua mente e corpo alguns minutos de relaxamento profundo. A técnica ajuda a eliminar as toxinas do corpo, causa básica do estresse no organismo.

2: Respire corretamente com pranayamas para se libertar da ansiedade

Trazer sua atenção para a respiração pode ajudá-lo a limpar sua mente de desordem desnecessária com pensamentos que aumentam a ansiedade. Experimente as seguintes técnicas de respiração:

KapalBhatiPranayama (Técnica de Respiração do Crânio Brilhante)
Bhastrika Pranayama
Nadi Shodan Pranayama  (Respiração das Narinas Alternadas) – eficaz para liberar o estresse do corpo (onde as exalações são mais longas que as inalações)  Bhramari Pranayama  (Respiração das abelhas).
Bhramari Pranayama (Respiração da Abelha)

3: Medite para desfrutar de uma mente relaxada

Meditar pode ser uma excelente técnica para relaxar uma mente distraída, te dá uma sensação de calma e paz e também observa como com a prática diária como sua mente trabalha para te envolver em coisas muito pequenas ao seu redor. Também pode ajudá-lo a não se preocupar tanto ou se sentir ansioso com o futuro incerto.

Você pode ter ouvido muitas vezes o termo “a adrenalina”, isso acontece quando nos sentimos tão ansiosos com um evento em potencial. Por exemplo, quando você monta e monta um cavalo. Nesse momento, o nível do hormônio adrenalina aumenta, fazendo com que seu coração bata mais rápido, fazendo com que seus músculos fiquem tensos e seu corpo sue profusamente. Pesquisas científicas mostraram que a meditação constante pode ajudar a reduzir os níveis desse hormônio do estresse.

4: Aplique a filosofia do yoga em sua vida, fique feliz e fique feliz e feliz em todos os momentos.

Conhecer e aplicar  o antigo conhecimento do yoga  na vida cotidiana, que fala sobre princípios simples, mas profundos (yamas e niyamas) do yoga, pode ser o segredo da felicidade e da saúde na vida. Por exemplo, o princípio Santosha (niyama) ensina o valor do contentamento. O princípio da aprigraha pode nos ajudar a superar a raiva ou o desejo de ter mais, o que pode ser motivo de estresse e ansiedade. Além disso, o princípio de Saucha que fala da limpeza da mente e do corpo. Essa regra pode ser particularmente útil se você tende a ficar ansioso em pegar doenças infecciosas.

Os yamas e niyamas do yoga também nos ajudam a comer alimentos nutritivos e a viver um estilo de vida saudável, o que contribui muito para superar a ansiedade e o estresse. Para entender a filosofia do yoga, você pode ler os comentários de Sri Sri Ravi Shankar sobre os Yoga Sutras de Patanjali.

5: Ore, mantenha a fé e sorria!

Orar é a melhor maneira de se afirmar e se libertar da ansiedade. Desenvolver hábitos de orar diariamente, cantar bhajans (que são canções devocionais) enche você de energia positiva e também ajuda a acalmar sua mente. Eles também fornecem uma sensação de profunda fé de que tudo o que acontece é para o melhor e que existe um poder divino que cuida disso. Além disso, faça um esforço consciente para sorrir cada vez mais. Isso lhe dará confiança, calma e otimismo. Tente fazer isso agora mesmo!

6: Pense no que você pode fazer pelos outros

Quando você fica constantemente preso no “eu e no meu”, isso dá origem ao estresse e à ansiedade. Nos preocupamos com o que vai acontecer conosco. Em vez disso, mude sua atenção para como você pode ser útil para os outros ao seu redor. Encha-se de energia fazendo alguma atividade de serviço aos outros que possa lhe dar profunda satisfação e também imensa alegria.

7: Você deve conhecer a impermanência do mundo

Quando isso fica claro, que tudo ao nosso redor é temporário e vai mudar, relaxamos e nos acalmamos internamente. Esse sentimento também passará e não ficará para sempre, surge em nós uma liberação de ansiedade. Meditar pode nos ajudar a ver esse fundamento essencial da vida.

8: Lembre-se de uma situação semelhante no passado, quando você conseguiu superar a ansiedade.

Isso o encherá de uma força imensa que você também foi capaz de superar. Lembre-se disso com frequência.

9: Cerque-se de companhia positiva.

Quando você se cerca de pessoas com uma mente positiva, isso o influencia por pensamentos semelhantes, que se refletirão em sua atitude em relação à vida. Somente uma mente positiva pode nutrir alegria, paz e relaxamento.

Fonte: Arte de Viver

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