Quantas vezes você tem que meditar para notar os benefícios?

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Se você está se perguntando  quanto tempo você tem que meditar  para perceber os benefícios, podemos dizer que quantas vezes você puder, até mesmo o tempo todo, já que a  meditação  não consiste apenas em sentar em silêncio, mas é uma forma de ‘estar’ na vida, estar atento e prestar atenção em tudo o que fazemos. Assim, podemos meditar quando damos um passeio ou quando cozinhamos. Mas antes de nos aprofundarmos em quantas vezes você pode meditar e quanto tempo levará para perceber os efeitos, queremos falar com você justamente sobre tudo o que a meditação pode fazer por você. E mais, nestes tempos de pandemia, em que  os níveis de estresse e ansiedade , causados ​​pelo medo e incerteza, dispararam.

Mais e mais pessoas meditam

Os números falam por si, e se há uma coisa que está clara para nós é que o interesse pela prática da meditação está aumentando. Facto corroborado pelo estudo realizado por Petit BamBou em Espanha (com a participação de 2004 pessoas com mais de 18 anos) no qual se afirma que 30% dos inquiridos meditam ou meditaram no último ano e que, destes , mais da metade iniciou durante o confinamento; e esse percentual é maior (17%) nas idades entre 18 e 24 anos.

Uma prática que é mais comum entre as mulheres (38%) do que os homens (29%), mas em ambos os casos 94% dizem que, assim que a crise de saúde passar, eles continuarão a meditar. Razões? Os seus múltiplos benefícios, que têm impacto na vida quotidiana. Os inquiridos dizem que, graças à meditação, conseguiram reduzir o stress, gerir melhor as suas emoções e adormecer mais facilmente. Vamos saber mais sobre esses benefícios.

Uma introdução ao que é a essência da meditação

Como nos diz Silvia Cantos Pi, fundadora da Escola de Transformação Interior da Verdade Objetiva e autora do livro  A Verdade Objetiva e o Ser Humano , “a meditação pode ser diferenciada em dois tipos:  contemplativa e reflexiva, e devem andar de mãos dadas . Se você não abordar a meditação de uma maneira útil, pode não fazer muito mais do que sentar e relaxar um pouco.” Assim, podemos ver a meditação de várias maneiras: técnicas de concentração, técnicas de relaxamento ou como outra coisa.

Como é apresentada em uma parcela da sociedade, a meditação é uma prática que as pessoas fazem para obter muitos benefícios: “ melhora da saúde emocional e aumento da felicidade, aumento da consciência ”, entre dezenas de outras já testadas cientificamente.

No entanto, Silvia Cantos acredita que o importante é focar no porquê de muitas pessoas não alcançarem esses benefícios se seguirem as instruções, ou por que muitas pessoas não conseguem seguir nem mesmo essas instruções simples.

“As pessoas estão em um estado de agitação mental e experiência compulsiva que se tornou muito intensa. As circunstâncias vitais de cada um se repetem, se complicam e se emaranham cada vez mais na mente. Parece que não se pode escapar da própria mente e da repetição constante. Sem trabalhar na poda das causas da agitação mental, não importa quanto tempo fiquemos sentados para meditar, os pensamentos continuarão a aumentar ou permanecer no tempo, mesmo que tenham cessado em um pequeno parêntese».

Silvia Cantos, por exemplo, promove que a  meditação seja uma consequência natural e não uma prática que você força de manhã, tarde ou noite . Ou seja, trazemos a meditação para todos os aspectos de nossas vidas.

O que sentimos quando conseguimos meditar?

As pessoas que fazem a meditação acontecer com elas obtêm mais benefícios além do bem-estar físico: a lucidez e a capacidade de ver as coisas como elas são e sem tantas influências tanto de nossas próprias experiências e preconceitos quanto de fatores condicionantes externos. Essa  lucidez e a redução da agitação mental  afetam todas as áreas de nossas vidas: a tomada de decisões, o bem-estar, a forma como nos relacionamos com o meio ambiente etc.

Como podemos aprender a meditar se estamos muito nervosos?

Silvia Cantos destaca que “o caminho mais eficiente é  soltar e  podar  os padrões de pensamento  com as devidas reflexões e, assim, o estado meditativo se torna possível. Se alguém está muito nervoso, certamente existem fontes e causas para essa agitação. Você tem que identificar essas causas e ver se com a devida reflexão, elas podem ser removidas e assim estar mais preparado para a meditação. Como o especialista aponta, sentar e lutar não é necessariamente o caminho a seguir. No entanto, pode ser entender primeiro e sentar depois. “Acho que não devemos sentar para meditar sem a devida preparação em um determinado momento”, diz ele.

Como devemos meditar?

A posição de lótus vem à mente para todos nós meditarmos, em silêncio e com o brilho de uma vela. No entanto, e de acordo com a verdadeira essência da meditação, podemos meditar a qualquer hora e em qualquer posição. «Para mim a meditação não é uma prática. É um modo de vida. Uma forma de  ser . Há aqueles que se sentam por uma hora para testemunhar a si mesmos e suas mentes . Mas acho que isso é insuficiente. É bom e muito melhor do que não fazer nada, porque pelo menos você se dá um espaço e uma oportunidade de ver além do condicionamento e desacelerar, em alguns casos.

Cantos afirma que a meditação só se transforma quando é vivida em tempo integral: quando se corta uma cenoura, testemunhando-a sem que a mente já esteja preparando o próximo passo. Quando você está conversando com alguém, podendo ouvir sem preparar a resposta que vai dar ou se perder em suas próprias coisas e, assim, com tudo. Quando você está aqui, sua mente já está lá. E é sempre assim. Segundo o especialista em meditação, estar no momento presente seria uma forma de meditar.

É melhor fazer de manhã ou à noite?

Assim que possível. A meditação não é um exercício, é um estado consciente e que pode ser transferido para todas as ações do dia. É compatível com tudo. Mas, além disso, também se pode sentar a qualquer momento livre e, parando o corpo, observar-se e testemunhar-se. Pouco antes de dormir e de manhã antes de começar o dia, sem exceção.

Quantas vezes temos que meditar se quisermos começar?

Como aponta Silvia Cantos, é preciso tentar meditar o máximo possível e aumentá-lo. “Pode-se começar com cinco minutos e ir até duas horas. Mas o objetivo não é gastar tempo em meditação, é se tornar meditação. Uma maneira de tornar isso possível é trabalhar, como indicamos na Verdade Objetiva, a meditação reflexiva: quanto mais você vê, mais você quer ver e quando você entende, mais paz e lucidez surgem que o fazem estar em estado de alerta. , sereno, mas ativo: você vai da meditação para a meditação do ser”.

Quanto tempo levará para notar os benefícios?

Estudos realizados na Harvard Medical School revelam que  mudanças no cérebro podem ser observadas após oito semanas de prática diária de meditação . Silvia Cantos, por sua vez, aponta que o objetivo principal da meditação não deve ser esses benefícios, mas que se deve meditar para obter aquela lucidez que permite agir com sabedoria interior para tomar as melhores decisões para si e para os outros. descanso. E, como ele mesmo diz, essa conquista não conhece prazos.

As crianças podem meditar?

As crianças não são estranhas à situação atual e, graças à prática regular de mindfulness ou meditação, podem desenvolver recursos internos para regular suas emoções e encontrar a calma e a serenidade de que precisam em todos os momentos. Como diz Benjamin Blasco, cofundador do Petit BamBou, “se as crianças desde cedo aprenderem a viver de forma consciente, estarão desenvolvendo os recursos para ter uma vida livre e feliz agora e na vida adulta”.

Fonte: Olá!

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