É assim que seu corpo se transforma com yoga

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Se lhe faltavam motivos para começar a praticar yoga, então lhe diremos como seu corpo muda graças a essa disciplina, que para muitos é um modo de vida.

A prática regular de yoga traz grandes benefícios para o nosso corpo e mente. Alguns deles são visíveis e podem ser vistos em pouco tempo, como o  aumento da flexibilidade . Outros passam mais despercebidos, mas na realidade estão melhorando muito nossa saúde e nossa qualidade de vida.

 

Melhore seu sistema respiratório

A respiração é um dos pilares fundamentais na prática do yoga. É por isso que uma das primeiras coisas que você  aprende quando começa a praticar yoga é respirar corretamente,  ou seja, inspirar pelo nariz em vez de pela boca (que é o mais comum). Além disso, é realizada a respiração diafragmática que aumenta a oxigenação celular com todos os benefícios que ela acarreta; melhora a circulação sanguínea (algo que influencia positivamente o nosso corpo), relaxa os músculos,  equilibra os batimentos cardíacos e também o sistema nervoso .

você se torna mais flexível

O aumento da flexibilidade é algo imediatamente perceptível, mesmo que você esteja praticando há pouco tempo. E isso é mais importante do que parece à primeira vista, porque a flexibilidade do corpo nos ajuda a prevenir possíveis lesões, tanto no exercício quanto na nossa atividade diária habitual.  Se você sentir seu corpo muito rígido no início, não se preocupe,  é normal se você está apenas começando. Mas com um pouco de consistência, não demorará muito para se sentir mais flexível. Como consequência, você notará quantas dores, geralmente musculares, causadas por tensões do dia-a-dia e má postura, desaparecerão.

Seu sistema imunológico é fortalecido

A razão para isso está no hormônio do estresse, ou seja, o cortisol, cujos níveis em nosso corpo são reduzidos ao praticar yoga. Como foi comprovado, altos níveis de cortisol no sangue produzem alterações no sistema imunológico, de modo que o yoga o torna mais resistente a doenças. Além disso,  altos níveis de cortisol podem causar ganho de peso,  alterações de humor, problemas para dormir ou distúrbios digestivos. Assim, ao praticar yoga, você não apenas reduzirá seus níveis de estresse, mas também cuidará de sua saúde geral.

Seus músculos e ossos ficam mais fortes

Tonificar e fortalecer os músculos ajuda os nossos ossos a ficarem mais protegidos contra possíveis lesões, a reduzir as dores musculares e articulares e a prevenir a osteoartrite. Além disso, uma musculatura definida melhora visivelmente nossa aparência física. Por outro lado,  foi demonstrado que o yoga ajuda a fortalecer os ossos e retardar a perda de massa óssea. Isso é essencial quando se trata de prevenir fraturas e outros tipos de lesões, especialmente se você tiver osteoporose.

Melhore o equilíbrio do seu corpo

O equilíbrio é muito importante no yoga para poder realizar as diferentes posturas . Para isso, exercita-se a todo momento a consciência que temos de nosso próprio corpo. Assim, pouco a pouco, consegue-se um melhor alinhamento corporal, fazendo as correções necessárias a todo momento para alcançar a posição adequada. Melhorar nosso equilíbrio é muito importante para evitar quedas futuras ao longo dos anos.

De acordo com vários estudos, seu DNA é modificado

Um deles é da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e afirma que a ioga (e também a meditação) é capaz de modificar nossa genética. Isto é devido a  uma mudança positiva nas funções metabólicas celulares. Em outras palavras, o yoga ajuda a prolongar a vida das células de DNA, aumentando a expectativa de vida e reduzindo o risco de doenças crônicas.

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