Alivie suas dores de cabeça praticando ioga

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Eles são produzidos pela aquisição de más posturas ao longo do dia e pela tensão acumulada em algumas partes do corpo. Yoga pode nos ajudar a relaxar e desbloquear nosso corpo para nos fazer sentir melhor.

A dor de cabeça é uma condição que pode aparecer a qualquer momento e para qualquer pessoa, pois  é uma das doenças mais comuns e pode ser causada por inúmeras causas . Além disso, dependendo do grau de intensidade, pode nos impedir de funcionar normalmente no dia em que sofremos com isso.

É verdade que podemos comprar na farmácia uma grande variedade de produtos que podem nos ajudar a fazer com que as dores de cabeça desapareçam, mas também podemos tentar lidar com elas de outras maneiras. Por exemplo, realizando certas posturas de ioga.

‘BALASANA’ (POSTURA DO EMBRIÃO)

É chamada de postura da criança ou embrião porque  lembra a posição que um bebê adota no útero,  e é considerada uma postura altamente relaxada porque a coluna consegue flexionar 110º, proporcionando um contra-estiramento ao corpo. Com esta postura estamos alongando as vértebras lombares,  reduzindo a fadiga, ajudando a relaxar os pés  e promovendo uma posição contra o estresse e a fadiga. No entanto, é uma posição que não é indicada para gestantes ou em caso de lesão no joelho.

Para fazer isso, devemos nos ajoelhar no chão, em uma posição em que os calcanhares fiquem abaixo de nossas nádegas, sentados sobre eles. Os dedões dos pés estão paralelos e juntos, e os joelhos estão separados na largura do quadril. Em ambos os lados do corpo estão nossos braços, relaxados e para trás; as mãos chegam à altura dos pés e ficam assim: viradas para cima. Lembre-se que ao se levantar deve-se ter cuidado e fazer a mudança de posição lentamente para controlar a possibilidade de sofrer de tontura.

Essa postura é fácil de alcançar e, por ser tão útil para relaxar as costas,  é frequentemente usada como parte do relaxamento após o término da sessão de ioga.

‘PRASARITA PADOTTANASANA’ (POSTURA DE FLEXÃO COM PERNAS ESTENDIDAS)

É a grande postura do yoga para evitar dores de cabeça:  é considerado um freio à ansiedade  que oxigena a mente e acaba com o mau humor. Reduz a fadiga, estimula a digestão e alivia a constipação.  Melhora o fornecimento de sangue ao cérebro e descongestiona os órgãos abdominais.

Para realizar esta postura devemos começar em pé, em Tadasana: com a figura reta e os pés no chão colocados em paralelo. Separamos as pernas mais de um metro, dando um passo lateral, e com as pontas dos pés levemente para frente, movemos os calcanhares para fora. Agora incline-se para frente enquanto expira, inspirando com os quadris em um ângulo de 90 graus. Alongue-se, abaixando a cabeça e relaxando o pescoço. No chão, respire colocando as palmas das mãos na frente dos pés. Se possível, abaixe o topo da cabeça até o chão.

‘SUPTA BADDHA KOSANA’ (POSTURA DE ÂNGULO LIMITADO)

Com esta postura estamos a ajudar a limpar a mente porque entra  num equilíbrio que nos faz manter a concentração mas ao mesmo tempo relaxar as articulações. Além disso, é altamente recomendado para ajudar a aliviar os sintomas do período pré-menstrual.

Deite-se no chão e coloque algo sob seu corpo, uma almofada ou cobertores servirão. Junte as solas dos pés e mantenha os joelhos e os braços abertos. Dessa forma, o corpo fica suspenso na almofada e seu peso busca o equilíbrio, abandonando-se.

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